sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Empréstimo para Aposentados

O empréstimo para aposentado, também conhecido como empréstimo consignado, é feito em consignação do INSS- Instituto Nacional do Seguro Social, desde o primeiro governo Lula, em 2003, sob a Lei Federal n° 10.820/2003. Esse tipo de empréstimo funciona da seguinte forma: ele é descontado na folha de pagamento todos os meses, com parcelas mais baixas, tanto para aposentados, quanto para pensionistas.

Além disso, o empréstimo para aposentado possui taxas de juros controladas pelo Ministério da Previdência Social, que atualmente possuem taxas máximas de 2,14% a.m

Mas, é claro, há outros detalhes que são importantes, na hora de escolher a melhor modalidade de empréstimo consignado para aposentado e foi pensando nisso que fizemos uma pesquisa apurada para ajudar você.

Confira quais os tipos de empréstimo para aposentado no mercado e como funciona o empréstimo consignado do INSS:​

As modalidades de empréstimo para aposentado​

1. Desconto direto

Ocorre quando INSS desconta valor do crédito consignado e repassa à instituição financeira contratada pelo cliente, visto que esta deve ser autorizada pelo Banco Central e que possua convênio com a Previdência Social para que o empréstimo seja efetuado.

2. Valor retido da parcela​

Outra modalidade que ocorre no empréstimo para aposentado com consignação do INSS, é quando o valor da parcela é retido, ou seja, quando a instituição financeira paga o benefício mensal e também retém o valor do desconto. É uma opção possível nas instituições que realizam pagamentos de benefícios e a parcela retida sob a lei instituida10.953/2004.

3. C​artão de crédito consignado

É a terceira modalidade de desconto de empréstimo para aposentado, conforme Instrução Normativa do INSS n° 117, que prevê 10% de desconto em cartão de crédito consignado.​

Outras Informações Importantes

  • As parcelas do empréstimo não podem exceder mais do que 30% da  sua renda mensal.
  • No caso de empréstimo para aposentado, o banco não celebra contratos com prazo de carência superior a 30 dias.
  • É possível procurar outro banco/financeira que não seja do pagamento de sua aposentadoria para fazer o empréstimo, desde que ele esteja conveniada à previdência social.
  • Não é possível conseguir empréstimo para aposentado em outros estados, apenas para o estado em que o beneficiário reside.
  • Para ter acesso ao benefícia dessa modalidade de empréstimo consulte a agência da Previdência Social mais próxima de você.
Visto em http://tesoure.com.br/emprestimo-para-aposentados/

Nenhum comentário:

Postar um comentário